terça-feira, 3 de agosto de 2021

 



Rabada ou Rabo de toro




A rabada, antes, era associada à comida simples, mas hoje, está nos melhores restaurantes. Tem origem europeia e surgiu como uma sopa de rabo de boi, touro ou vaca. Qual a diferença entre touro e boi? o Touro serve para a reprodução e o boi é castrado.  Muito popular em Portugal, França e Espanha. No Brasil, é um prato típico dos sertões que na década de 20, se popularizou.

 

E aqui cabe, contar um pouco da história do Rabo de toro. As mulheres mais simples da cidade de Córdoba, Espanha, aguardavam o fim das touradas para receberem de presente as partes consideradas "menos nobres" (rabo, orelhas, vísceras, etc.)  do touro bravo abatido. Isto ocorria, na porta de traz da plaza de toros, enquanto, as pessoas com maior poder aquisitivo ficavam com as partes consideradas " mais nobres". Graças a essas mulheres que faziam verdadeiros milagres de multiplicação, já que com dois ou três rabos tinham que alimentar muita gente e para tanto, adicionavam verduras, legumes e temperos frescos e secos. A receita se perpetuou e migrou para as mãos dos melhores chefs. Trata-se de uma receita simples e que exige paciência e um longo tempo de cozimento. É um ensopado delicioso. Eu tive o privilegio de experimentar em Córdoba esta iguaria de indescritível sabor. A cidade é linda e a Mesquita é de uma beleza estonteante. 

 


 Nesta site você encontra muita informação sobre o rabo de toro.  

https://www.saboresdecordoba.com/a-comer/guiso-tradicional-del-rabo-de-toro-cordobes-origen-cofradia-receta/

 

Contam que a versão francesa foi criada na Revolução Francesa. Havia grande pobreza,incluindo nobres e aristocratas. As caudas não eram retiradas das peles bovinas que eram enviadas aos curtumes dos matadouros. Um nobre francês, em busca de comida barata, pediu um rabo descartado e fez uma sopa. 

 

Devemos lembrar que a origem das receitas está ligada ao aproveitamento de alimentos, aos hábitos e costumes da população e que, muitas vezes, são criadas pela necessidade.                                                                                                                     

         E aqui vai, o passo a passo da rabada feita por mim:                       

 




 


 

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Rabada ou Rabo de toro A rabada, antes, era  associada à comida simples, mas hoje, está nos melhores restaurantes. Tem origem europeia e s...